top of page

Paredes e Janelas: como construir espaços saudáveis.


Assisti num programa de televisão a uma experiência muito interessante: fecharam as grandes janelas do apartamento de um sujeito com papelão deixando apenas aberturas proporcionais ao tamanho dessas janelas que se compra pronta em Home Centers (aprox. 0,60 x1,20m). Por uma semana, o morador do apartamento fez um diário, mediu batimento cardíaco, nível de glicose, etc e passou a semana em Home Office, sem sair do apartamento. O resultado foi surpreendente.

No período de apenas uma semana exposto a menos luz natural do que ele estava acostumado, o metabolismo do sujeito se modificou, desacelerou, aumentou a pressão sanguínea e ele passou a apresentar um quadro de risco para problemas cardíacos e diabetes que ele não tinha! Em apenas sete dias! Dá para imaginar o estrago que uma casa com janelas pequenas pode causar no corpo de uma pessoa ao longo de uma vida?

Concluímos por aí que a Luz Natural é muito mais importante do que imaginávamos e que arquitetos e construtores, sob o argumento da redução de custos de obras, tem produzido espaços cada vez mais insalubres, dependentes de luz e climatização artificial. E é sempre bom lembrar que enquanto houver quem compre, haverá quem insista em construir dessa forma.

Fica fácil supor que uma pessoa doente teria uma recuperação muito mais rápida num lugar com luz do sol e uma bela vista do que num quarto escuro; que um escritório agradável e bonito teria uma equipe mais produtiva, que uma escola estimulante teria alunos com melhores resultados e que uma casa bacana teria pessoas mais saudáveis e felizes. Fica fácil supor também que todos esses finais felizes começam com um bom projeto de arquitetura.

Dispendemos períodos cada vez mais longos dentro de ambientes fechados e essa comprovação científica de que a qualidade do espaço construído tem consequências diretas na saúde física e mental de uma pessoa deveria levar a todos repensar nossas prioridades, especialmente na construção civil. Será que vale mesmo a pena economizar numa obra simplesmente trocando as janelas por paredes?

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page